Voltar para Notícias

Atividades de monitoramento e inspeção ganham reforço com uso de drones

Drones aprimoram segurança e eficiência nas inspeções industriais, reduzindo riscos e custos.

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na modernização das operações industriais. Como parte desse movimento, a EuroChem implementou o uso de drones nas atividades de monitoramento e inspeção, trazendo mais eficiência e segurança para seus processos.

Os drones, do modelo DJI Mini 4 Pro, foram incorporados às operações de Distribuição para a realização de inspeções em locais de difícil acesso e na prevenção de riscos, tanto para os colaboradores quanto para as instalações da empresa. O equipamento já vem sendo utilizado para rondas aéreas, captura de imagens das plantas industriais, inspeção de equipamentos e suporte em situações de emergência.

Principais benefícios da tecnologia

Segurança aprimorada: Com maior visibilidade, os drones permitem a identificação antecipada de riscos, garantindo operações mais seguras.

Eficiência operacional: A tecnologia reduz tempo e custos em comparação com inspeções manuais tradicionais.

Precisão nas análises: Acesso facilitado a áreas isoladas e geração de imagens detalhadas para melhor avaliação dos espaços.

Inovação e competitividade: A adoção de drones reforça o compromisso da EuroChem com a modernização e a excelência operacional.

“O drone proporciona uma visão aérea detalhada das instalações, o que é essencial para o reconhecimento de perímetro, identificação de áreas de risco e garantia da segurança das operações”

José Otávio, coordenador de Segurança Patrimonial.

Relato funcionário

Relato funcionário

“Com o uso de drones, as inspeções industriais ganharam um reforço importante, pois podem ser realizadas mais rápido e com maior precisão do que com métodos tradicionais, principalmente em locais de difícil acesso. A utilização de drones pode reduzir riscos associados ao trabalho em altura ou em espaços confinados e fornecer imagens e dados precisos, que auxiliam a identificar problemas ou falhas que podem não ser visíveis a olho nu”

Ederson de Souza, gerente geral de Engenharia e Manutenção

Treinamento para capacitar equipe na tecnologia

Para garantir a utilização adequada do equipamento, recentemente, um treinamento foi realizado em Paulínia (SP), capacitando dez colaboradores das áreas de Engenharia, Gestão de Ativos e Segurança Patrimonial. O treinamento contou com aulas teóricas e práticas. Os drones já estão em uso pelas áreas e os primeiros resultados da iniciativa já podem ser percebidos.

Treinamento da equipe

Relato funcionário

“Os drones têm se tornado cada vez mais essenciais para a Segurança Corporativa, garantindo eficiência, rapidez e versatilidade. Nas plantas industriais, reforçam a vigilância, permitem respostas mais ágeis a incidentes e ajudam na identificação de vulnerabilidades e na prevenção de perdas. Além disso, contribuem para o monitoramento, inspeções preventivas e aumento da segurança das pessoas. A parceria com Engenharia e Gestão de Ativos amplia nossa cobertura, fortalecendo os cuidados com os funcionários e o patrimônio da empresa”

Kleyton Bandeira, gerente de Segurança Patrimonial

Últimas notícias

Notícias

EuroChem apoia evento de Dia das Crianças em comunidade próxima ao Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre

Mais de 60 crianças que vivem em São Benedito (Minas Gerais), puderam se divertir no dia 12 de outubro.

20/10/25
Notícias

 EuroChem impulsiona produtividade em safras de milho e soja com fertilizantes premium 

Soluções podem promover aumento de sacas por hectare contribuindo para colheitas recordes desses grãos no Brasil.

14/10/25
Notícias

EuroChem publica 3º relatório de transparência salarial

Baseado na Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023 e a Portaria MTE Nº 3.714, EuroChem reafirma seu compromisso com a transparência e a equidade salarial.

29/09/25
Notícias

Unidade da EuroChem em Três Corações (MG) transforma resíduos de madeira em peças para soluções operacionais e de segurança

Iniciativa dos próprios colaboradores promove a economia circular por meio do reaproveitamento de pallets, esteios e outras sobras, gerando economia de R$ 150 mil ao ano.

18/09/25
Veja mais Notícias