Voltar para Notícias

Salitre atinge 9 milhões de horas trabalhadas sem acidentes

EuroChem, produzirá, a partir de março de 2024, cerca de um milhão de toneladas de fertilizantes.

O Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, da EuroChem, produzirá, a partir de março de 2024, cerca de um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o que representa 15% da produção nacional deste insumo. A unidade é a primeira do Grupo com atividades de mineração fora da Europa, e recebeu aportes da ordem de US$ 1 bilhão. A expectativa é que a unidade ajude a reduzir a dependência da agricultura brasileira à importação de fertilizantes, hoje em cerca de 85%.

Para a construção das instalações nos mais de 19 milhões de m² do Complexo, cerca de três mil trabalhadores estão mobilizados e atuam em período integral, por meio de mais de 80 fornecedores. Mesmo com tamanha complexidade, o projeto atingiu, em 24 de novembro, o marco de nove milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento.

Para alcançar e manter estes resultados, em conjunto com as empresas parceiras, a EuroChem estabeleceu uma estratégia de acompanhamento de indicadores de segurança, qualidade e produtividade alinhadas às melhores práticas. “A atenção aos detalhes, o conhecimento técnico e metodologia para identificar potenciais problemas, antes que eles ocorram, é o que nos permite celebrar este marco”, afirma Leonardo Lima, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Projeto Salitre. No entanto, Lima destaca o fato de que, apesar dos bons resultados alcançados até o momento, o time não pode relaxar. “O jogo só termina com o apito final. Não podemos perder o foco. Os resultados positivos não garantem as próximas etapas”, ressalta.

Para o diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre consolida a presença da empresa na América do Sul e a transforma em um player importante na produção de fertilizantes, materializando o propósito de contribuir na construção de um futuro com segurança alimentar para todos. “Aportamos investimentos robustos e alocamos os melhores recursos para concluir o projeto dentro do menor tempo possível, e, sobretudo, sem renunciar à segurança, um valor inegociável para a Companhia”, afirma Horbach.

Outro fator que tem contribuído com o avanço do trabalho, em especial com a prevenção e segurança, é o cuidado com os colaboradores. Tanto no dia a dia do Complexo, quanto nos 120 alojamentos distribuídos em Serra do Salitre, Salitre de Minas, Patrocínio e Cruzeiro da Fortaleza, que acomodam cerca de três mil pessoas envolvidas na construção.

A EuroChem criou em conjunto com empresas participantes do projeto e poder público local, diversos programas de cuidado e bem-estar, como atendimento psicológico, programas de reconhecimento e capacitação, incentivo à prática e disponibilização de infraestrutura esportiva, participação em projetos sociais e outras iniciativas focadas nas pessoas. “Priorizamos a contratação de mão-de-obra local, através da nossa política de desenvolvimento e capacitação profissional. Ainda assim, foi necessário contratar colaboradores de outras cidades, demandando a criação de alojamentos para os trabalhadores. Nosso maior ativo são as pessoas e, por isso, nossa meta foi entregar um ambiente saudável, confortável e acolhedor, que atendesse as necessidades de cada colaborador e seu bem-estar físico, social e emocional”, afirma Márcio Carvalho, gerente de construção eletromecânica da EuroChem.



Últimas notícias

Notícias

EuroChem apoia evento de Dia das Crianças em comunidade próxima ao Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre

Mais de 60 crianças que vivem em São Benedito (Minas Gerais), puderam se divertir no dia 12 de outubro.

20/10/25
Notícias

 EuroChem impulsiona produtividade em safras de milho e soja com fertilizantes premium 

Soluções podem promover aumento de sacas por hectare contribuindo para colheitas recordes desses grãos no Brasil.

14/10/25
Notícias

EuroChem publica 3º relatório de transparência salarial

Baseado na Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023 e a Portaria MTE Nº 3.714, EuroChem reafirma seu compromisso com a transparência e a equidade salarial.

29/09/25
Notícias

Unidade da EuroChem em Três Corações (MG) transforma resíduos de madeira em peças para soluções operacionais e de segurança

Iniciativa dos próprios colaboradores promove a economia circular por meio do reaproveitamento de pallets, esteios e outras sobras, gerando economia de R$ 150 mil ao ano.

18/09/25
Veja mais Notícias