Voltar para Notícias

EuroChem Salitre inicia produção de MAP

Novo complexo da EuroChem no Brasil realiza a produção do seu primeiro lote de fertilizantes MAP (Fosfato Monoamônico 11-52-00).

Serra do Salitre, novo complexo fosfatado da EuroChem, avançou em mais uma importante etapa do comissionamento, iniciando a produção do seu primeiro lote de fertilizantes MAP. Segundo Bernardo Silva, Diretor Executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-primas, o projeto da EuroChem em Minas Gerais é de importância estratégica para o Brasil. “A expansão da produção local de fertilizantes não apenas fortalecerá os motores da economia brasileira e da indústria agrícola brasileira, mas também protegerá nosso país da volatilidade do mercado e dos atuais riscos geopolíticos”, disse Bernardo.

O fertilizante MAP solúvel em água é uma fonte altamente eficaz de nitrogênio e fósforo em uma forma acessível às plantas. Os fertilizantes complexos solúveis em água são particularmente procurados no Brasil, dado o crescimento estável da indústria agrícola, enquanto 70% dos fertilizantes do país são importados. Com participação de 15% na produção, o complexo Serra do Salitre deverá atender à demanda interna. Após o arranque completo, a nova fábrica da EuroChem no Brasil produzirá um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.

Em março de 2024, o presidente brasileiro Lula da Silva inaugurou o complexo. Oleg Shiryaev, presidente do Grupo EuroChem, comentou sobre as primeiras remessas: “O novo complexo é o maior projeto de produção internacional do Grupo, construído com base na experiência e conhecimento de engenharia que desenvolvemos ao entregar outros projetos de grande escala. Nos últimos anos, lançámos várias operações novas de potássio e amoníaco e continuamos a investir ativamente na sua melhoria e na infraestrutura social.” O lançamento do complexo Serra do Salitre e a extensa rede de distribuição própria tornaram a EuroChem a maior produtora de fertilizantes da mina a mesa da América do Sul.

Sobre o MAP

O MAP (Fosfato Monoamônico 11-52-00) é um fertilizante utilizado em lavouras que necessitam de fósforo e nitrogênio de rápida absorção. Esses nutrientes são vitais para uma rápida germinação e vegetação, promovendo o crescimento saudável e contínuo de culturas como café, milho, soja, citros, feijão, algodão, entre outras.

As matérias-primas utilizadas na produção do MAP incluem ácido fosfórico (54% P2O5), amônia líquida anidra, ácido sulfúrico concentrado, cloreto de potássio e ureia. Os resultados de qualidade já atendem às especificações do MAP: NPK (11-52-00). Essas especificações são definidas por padrões internacionais que garantem a qualidade e a eficiência do fertilizante.

Além do MAP, a unidade de Serra do Salitre também poderá produzir outros fertilizantes, como o NP (15:25:0 +S) com alta concentração de enxofre, e o 9-40-0 +. Esses números representam a proporção de nutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S) nos fertilizantes.

Últimas notícias

Notícias

EuroChem apresenta fertilizante com formulação nacional na Agrishow 2025

Ideal para soja, cana-de-açúcar e milho, a nova solução da linha Croplex é produzida no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (MG).

28/04/25
Notícias

Do Solo ao Alimento: Nosso Compromisso com a Terra

Cuidar do solo é cuidar do futuro. No Dia Nacional da Conservação do Solo, reafirmamos nosso papel com práticas que preservam esse recurso essencial.

15/04/25
Notícias

Norte Show 2025: EuroChem apresenta inovações em fertilizantes e fortalece protagonismo em Sinop

Portfólio premium com produtos de alta rentabilidade para o agricultor são destaques durante o evento.

11/04/25
Notícias

EuroChem reforça compromisso com a comunidade em inauguração de Centro de Convenções em Serra do Salitre

Empresa marca presença na inauguração do Centro de Convenções Mariana da Silva Ferreira, disponibilizando profissionais para esclarecer dúvidas sobre vagas de emprego.

11/04/25
Veja mais Notícias