Voltar para Notícias

Defesa Civil e EuroChem realizam treinamento prático no Complexo de Serra do Salitre  

Moradores da Zona de Autossalvamento da barragem Sabão I participaram de simulado

A Defesa Civil Municipal de Serra do Salitre e a Eurochem promoveram, nesta quinta, 28/09, um simulado prático na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Sabão 1. De caráter preventivo, a iniciativa está prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da EuroChem Salitre e tem por objetivo reforçar a cultura de prevenção da região e orientar a população que reside e transita na ZAS sobre como agir em caso de emergência envolvendo a barragem.   

O Diretor de Upstream do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, David Crispim, esclarece que as barragens do complexo permanecem seguras, em condições de normalidade, e que suas estruturas geotécnicas são monitoradas 24h por dia e inspecionadas rigorosamente. E reforça que a atividade é importante para que tanto a equipe de resposta quanto a comunidade estejam preparados para agir com agilidade e assertividade numa situação real de emergência.  

“Nosso maior compromisso é com a segurança das pessoas, dos nossos colaboradores e de toda a comunidade que nos recebe. E nosso foco é a prevenção. Seguimos normas e padrões rigorosos de segurança, controle e monitoramento nas nossas atividades e mantemos uma relação próxima com os órgãos de resposta e com a comunidade. Nossa parceria é contínua. É importante que cada um de nós – empresa, órgãos de resposta e comunidade – saiba como proceder em caso de emergência para preservar vidas”, afirma Crispim.  

A população residente na ZAS – área localizada a jusante (depois) da barragem numa extensão de 10 km, foi informada com antecedência e convidada a participar do exercício. O simulado teve início às 10h e envolveu, aproximadamente, 130 pessoas no planejamento e execução da atividade. Após o aviso de que se tratava de um treinamento, as sete sirenes instaladas na região foram acionadas para simular um alerta. Os moradores seguiram pelas rotas de fuga até os pontos de encontro. No total, são oito áreas de segurança fora da mancha de inundação previamente estabelecidas. O tempo decorrido durante a evacuação da área foi cronometrado e os profissionais orientaram a comunidade durante a atividade. Para o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Serra do Salitre, Anderson Cunha, a ação foi um sucesso.  

“O treinamento contemplou as metas estabelecidas e gerou novas questões a serem trabalhadas, mostrando grau de comprometimento de todas as equipes envolvidas, tanto no planejamento, quanto na execução e na participação desse evento, tornando viável novos acertos e mantendo um trabalho continuado e assertivo exatamente como deveria ser, mostrando o sucesso desse evento.”  

Este é o segundo simulado prático realizado pela EuroChem com a população – o primeiro aconteceu em 23/11/22. O treinamento está previsto na legislação de segurança de barragens, especificamente na Resolução Nº 95/2022 da Agência Nacional de Mineração (ANM), no Decreto Estadual Nº 48.078/2020 e na Instrução Técnica Nº 01/2021 da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG).   

Seminário explica iniciativas previstas no PAEBM  

Ainda nessa semana, dia 26/09, a EuroChem promoveu o Seminário Orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) e órgãos de resposta da região de Serra do Salitre. O objetivo foi apresentar informações relacionadas às barragens, o Centro de Monitoramento Geotécnico do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre e fortalecer o canal de diálogo com a comunidade e representantes dos órgãos públicos.    

Coordenador do PAEBM, Alan Nunes reforça que o treinamento é importante porque integra todo o sistema do plano de ação de emergência, correlacionando as ações necessárias à responsabilidade de cada um dos envolvidos – EuroChem, órgãos de resposta e população da ZAS.   

Representando a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, o agente regional, Capitão Teles, disse que o seminário demonstrou que a EuroChem prioriza a segurança. “A Defesa Civil está pronta para auxiliar a empresa a desenvolver tudo o que a legislação prevê para desenvolver suas atividades com segurança e também proporcionar segurança para a população”, afirmou. 

E o Comandante do 6º Pelotão de Serra do Salitre, Tenente Fábio Geraldo Amorim, ressaltou que o seminário foi importante para dar tranquilidade à população, mostrando o alto nível de segurança das barragens. 

O seminário aconteceu no auditório da EuroChem Salitre e contou com a participação de moradores da ZAS e de representantes da Defesa Civil Municipal de Serra do Salitre; da Prefeitura Municipal de Serra do Salitre; do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; da Polícia Militar de Minas Gerais; da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais; da Defesa Civil Municipal de Patos de Minas e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. 

Últimas notícias

Notícias

Dia Internacional da Biodiversidade: entenda o impacto dos fertilizantes no solo

Dia 22 de maio, celebramos uma data que nos lembra da importância de proteger a diversidade biológica do planeta.

22/05/24
Notícias

Falando de Mercado: Projeto Serra do Salitre e oferta de fosfatados

Inaugurado em março, projeto Serra do Salitre, em Minas Gerais, deve contribuir para que o Brasil reduza a necessidade de importação de fosfatados. Ouça o Podcast.

20/05/24
Notícias

EuroChem destaca pioneirismo e compromisso com a rentabilidade na Agrotins 2024 

Portfólio premium com produtos de baixo impacto e alta rentabilidade para o agricultor são destaques durante o evento.

16/05/24
Notícias

Dia Mundial da Reciclagem: Saiba como reaproveitamos 77% dos resíduos produzidos

EuroChem reflete o compromisso com a proteção e a redução dos impactos ambientais na unidade de Serra do Salitre.

16/05/24
Veja mais Notícias