Voltar para Notícias

Dia Internacional da Biodiversidade: entenda o impacto dos fertilizantes no solo

Dia 22 de maio, celebramos uma data que nos lembra da importância de proteger a diversidade biológica do planeta.

Os fertilizantes desempenham um papel fundamental na agricultura moderna, sendo essenciais para a nutrição das plantas e, consequentemente, para a produtividade agrícola. Neste dia 22 de maio, celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data que nos lembra da importância de proteger a diversidade biológica do planeta. Entenda como a EuroChem, líder global em fertilizantes, tem desenvolvido inovações tecnológicas e trabalhado na conscientização para a utilização consciente desses produtos. O manejo adequado dos nutrientes no solo contribui para a preservação dos ecossistemas agrícolas e naturais, sendo um aspecto essencial dessa proteção.

Os fertilizantes são essenciais para a nutrição das plantas, fornecendo os macronutrientes e micronutrientes necessários para o seu crescimento. Leonardo Paresqui, Gerente Agronômico, explica que os fertilizantes são comparáveis à alimentação humana, onde as plantas precisam de nutrientes para se desenvolver de maneira saudável e produtiva. “Da mesma forma que nós nos alimentamos de arroz, feijão e carne, as plantas se nutrem dos fertilizantes”.

Práticas sustentáveis na EuroChem

A EuroChem adota diversas práticas para garantir o uso sustentável dos fertilizantes. Entre elas, destaca-se a capacitação de profissionais no campo, que são engenheiros agrônomos preparados para fazer as melhores recomendações agronômicas, considerando as especificidades de solos e cultivos em cada região. Segundo o Gerente Agronômico: “Aumentar a produtividade das culturas com a mesma quantidade de fertilizantes é fundamental para a biodiversidade”.

Mariana Gabriele Marcolino Gonçalves, Especialista Agronômico P&D, complementa ressaltando a importância do manejo 4C (fonte, dose, época e local certos) e o uso de fertilizantes como o Nitratop, são isentos de volatilização do nitrogênio, para a atmosfera e aumentando assim a eficiência do uso dos nutrientes. Além de participar de feiras e eventos, a EuroChem promove ações educativas junto à comunidade para conscientizar sobre o papel dos fertilizantes na nutrição e produção de alimentos.

Inovação e tecnologia: Avigo

Um dos maiores avanços da EuroChem é o lançamento do Avigo, um fertilizante com tecnologia 100% brasileira desenvolvido para melhorar a eficiência dos fertilizantes minerais e aumentar a produtividade agrícola. O Avigo é um fertilizante com tecnologia contendo compostos naturais de matriz orgânica que proporciona maior crescimento radicular e aumento da eficiência de absorção de nutrientes, explica Leonardo.

Os resultados demonstram aumentos significativos na produtividade de culturas como soja, milho e arroz. Mariana destaca que o Avigo é especialmente adequado para os solos brasileiros, que são tipicamente ácidos e pobres em nutrientes, ajudando a manter os nutrientes próximos às raízes das plantas e melhorando a sanidade e nutrição das lavouras.

O uso de fertilizantes tem um impacto direto na biodiversidade do solo. Fertilizantes como o Avigo promovem o crescimento das raízes, que liberam compostos no solo, aumentando a população de organismos e melhorando a qualidade do solo. “Plantas bem nutridas têm maior capacidade de lidar com estresses climáticos, e o maior volume de raízes é fundamental para a manutenção da biodiversidade e saúde do ecossistema”, afirma Leonardo.

O futuro da EuroChem está voltado para o desenvolvimento de tecnologias que protejam o meio ambiente, aumentem a eficiência dos fertilizantes e reduzam o impacto ambiental. “O uso de fertilizantes associados com compostos orgânicos e biológicos é o futuro e estamos focados em encontrar maneiras eficientes de disponibilizar nutrientes para as plantas de forma sustentável”, conclui Mariana.

Neste Dia Internacional da Biodiversidade, a EuroChem reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, inspirando o melhor em cada um de nós para preservar a riqueza da nossa terra.

Últimas notícias

Notícias

“O desafio virou a oportunidade”, diz David Crispim ao GlobalFert

Confira a entrevista exclusiva do GlobalFert com David Crispim, Diretor de Operações do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre.

10/06/24
Eventos

EuroChem leva avanços em fertilizantes para a Bahia Farm Show, visando eficiência e produtividade agrícola

Entre as soluções está o Nitratop, produto com nitrogênio altamente eficiente e disponível para a cultura durante todo o ciclo.

07/06/24
Notícias

EuroChem Salitre inicia produção de MAP

Novo complexo da EuroChem no Brasil realiza a produção do seu primeiro lote de fertilizantes MAP (Fosfato Monoamônico 11-52-00).

07/06/24
Eventos

EuroChem apresenta soluções nutricionais na Expocafé 2024

Portfólio premium de soluções para nutrição vegetal é destaque na Expocafé 2024 em Três Pontas, Minas Gerais.

06/06/24
Veja mais Notícias