Novo complexo da EuroChem no Brasil realiza a produção do seu primeiro lote de fertilizantes MAP (Fosfato Monoamônico 11-52-00).
07/06/24
Serra do Salitre, novo complexo fosfatado da EuroChem, avançou em mais uma importante etapa do comissionamento, iniciando a produção do seu primeiro lote de fertilizantes MAP. Segundo Bernardo Silva, Diretor Executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-primas, o projeto da EuroChem em Minas Gerais é de importância estratégica para o Brasil. “A expansão da produção local de fertilizantes não apenas fortalecerá os motores da economia brasileira e da indústria agrícola brasileira, mas também protegerá nosso país da volatilidade do mercado e dos atuais riscos geopolíticos”, disse Bernardo.
O fertilizante MAP solúvel em água é uma fonte altamente eficaz de nitrogênio e fósforo em uma forma acessível às plantas. Os fertilizantes complexos solúveis em água são particularmente procurados no Brasil, dado o crescimento estável da indústria agrícola, enquanto 70% dos fertilizantes do país são importados. Com participação de 15% na produção, o complexo Serra do Salitre deverá atender à demanda interna. Após o arranque completo, a nova fábrica da EuroChem no Brasil produzirá um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.
Em março de 2024, o presidente brasileiro Lula da Silva inaugurou o complexo. Oleg Shiryaev, presidente do Grupo EuroChem, comentou sobre as primeiras remessas: “O novo complexo é o maior projeto de produção internacional do Grupo, construído com base na experiência e conhecimento de engenharia que desenvolvemos ao entregar outros projetos de grande escala. Nos últimos anos, lançámos várias operações novas de potássio e amoníaco e continuamos a investir ativamente na sua melhoria e na infraestrutura social.” O lançamento do complexo Serra do Salitre e a extensa rede de distribuição própria tornaram a EuroChem a maior produtora de fertilizantes da mina a mesa da América do Sul.
O MAP (Fosfato Monoamônico 11-52-00) é um fertilizante utilizado em lavouras que necessitam de fósforo e nitrogênio de rápida absorção. Esses nutrientes são vitais para uma rápida germinação e vegetação, promovendo o crescimento saudável e contínuo de culturas como café, milho, soja, citros, feijão, algodão, entre outras.
As matérias-primas utilizadas na produção do MAP incluem ácido fosfórico (54% P2O5), amônia líquida anidra, ácido sulfúrico concentrado, cloreto de potássio e ureia. Os resultados de qualidade já atendem às especificações do MAP: NPK (11-52-00). Essas especificações são definidas por padrões internacionais que garantem a qualidade e a eficiência do fertilizante.
Além do MAP, a unidade de Serra do Salitre também poderá produzir outros fertilizantes, como o NP (15:25:0 +S) com alta concentração de enxofre, e o 9-40-0 +. Esses números representam a proporção de nutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S) nos fertilizantes.
EuroChem dá um passo importante na sustentabilidade com a destinação de embalagens de óleos lubrificantes em Araguari.
15/01/25Evento ocorreu em dezembro e contou com 62 formados do curso de Operador de Processos Químicos.
15/01/25Capacitação inovadora oferece novas oportunidades e crescimento para os colaboradores.
15/01/25O evento foi realizado em 02 de dezembro, no espaço B32, em São Paulo.
04/12/24Selecione uma das opções que deseja acessar:
Preencha o formulário para tirar suas dúvidas sobre nossos produtos.
Preencha o formulário para localizar o supervisor comercial mais próximo de você.
Preencha o formulário para nos enviar sobre outros assuntos.