Voltar para Notícias

Programa de Monitoramento Protege Espécies Ameaçadas

A iniciativa envolve colaboradores de Serra do Salitre e engaja as comunidades locais, com forte presença nas escolas da região.

Você já ouviu falar do pato-mergulhão? Apesar do nome divertido, a situação dessa espécie é séria: restam apenas cerca de 250 indivíduos na América. Em Minas Gerais, o pato-mergulhão é uma das espécies monitoradas pelo Programa de Monitoramento da Fauna Ameaçada, conduzido pela EuroChem no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre.

Desde 2016, o monitoramento é realizado em áreas de Serra do Salitre e Patrocínio, durante os períodos reprodutivos da espécie, em maio e agosto. De acordo com Cristiane Silva Amaral, analista de Meio Ambiente, a EuroChem utiliza métodos específicos para acompanhar o desenvolvimento da espécie.

Pato-mergulhão na água

Dupla de patos mergulhão (Mergus octosetaceus) nadando em águas calmas.

“Os monitoramentos são feitos a pé e de caiaque nos córregos mapeados, buscando buracos em barrancos usados para desova. Também envolvemos os proprietários das áreas para apresentar o programa e recolher relatos de avistamentos fora da época de reprodução”, detalha Cristiane.

Histórico do monitoramento

Ao longo dos anos, a quantidade de patos-mergulhão avistados variou. Em 2017 e 2018, foram registrados apenas dois indivíduos, enquanto 2019 e 2020 apresentaram números mais otimistas, com dez aves avistadas em cada ano. O pico ocorreu em 2021, quando 23 indivíduos foram observados, mas, infelizmente, a tendência voltou a cair nos últimos anos, com apenas um pato-mergulhão registrado em 2023 e quatro até o momento em 2024.

Esses números refletem apenas os animais observados durante as ações de monitoramento, e não a população total na região. Cristiane explica que a diminuição de avistamentos pode estar ligada à natureza reservada da espécie, que habita áreas de difícil acesso e pode sofrer predação.

Essa espécie vive em áreas altamente preservadas e pode ser predada, o que torna difícil garantir o mesmo número de avistamentos todos os anos“, comenta Cristiane.

Saiba mais sobre essa espécie no vídeo abaixo:

Educação ambiental e preservação

Além do pato-mergulhão, o programa também monitora outras espécies nativas, como tucanos, pacas e aves de rapina. Segundo Sarah Santos da Silva, técnica de Controle Ambiental, o programa de educação ambiental da EuroChem atinge cerca de 250 alunos por ano em nove escolas da região.

Imagem Centralizada

Atuamos com temas variados de educação ambiental, envolvendo tanto fauna quanto flora e resíduos. Esse trabalho visa garantir a preservação dos habitats naturais“, afirma Sarah.

Sarah, que é de Alagoas e está na EuroChem há oito meses, destaca a diversidade da fauna local:

É impressionante a quantidade de animais que vejo aqui, como tucanos, pacas, capivaras e aves de rapina. A EuroChem busca o equilíbrio entre as suas atividades e a preservação ambiental para minimizar o impacto no ecossistema“, conclui Sarah.

Mais sobre o Programa

Criado em 2016, o Programa de Monitoramento da Fauna Ameaçada vai além do acompanhamento do pato-mergulhão. A iniciativa também envolve os colaboradores de Serra do Salitre, além de engajar as comunidades ao redor, com uma forte presença em escolas da região. Atualmente, o programa está presente em nove escolas, focando nos alunos do 5º ano e impactando cerca de 250 estudantes por ano.

Atuamos com foco não só na fauna ameaçada, mas também em temas relacionados à flora, áreas verdes e resíduos. É uma iniciativa que engloba a educação ambiental como um todo“, explica Sarah.

Tudo isso é feito para garantir que os animais nativos tenham seus habitats conservados e preservados, permitindo que permaneçam nas suas regiões naturais e continuem se desenvolvendo.

Com iniciativas como o Programa de Monitoramento da Fauna Ameaçada, a EuroChem reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção das espécies em extinção.

Últimas notícias

Notícias

EuroChem abre suas portas para visita de influenciadores de sustentabilidade e nutrição

A visita “ABC da NPK”, promovida pela NPV e EuroChem, aconteceu no complexo mineroindustrial de Serra do Salitre e na Fazenda Nunes, em Minas Gerais.

02/12/24
Notícias

EuroChem debate ações de cidadania no Conexão Agro ESG

Diretor Sérgio Castanheiro compartilha iniciativas de sustentabilidade e impacto social no evento.

14/11/24
Notícias

Programa de Monitoramento Protege Espécies Ameaçadas

A iniciativa envolve colaboradores de Serra do Salitre e engaja as comunidades locais, com forte presença nas escolas da região.

01/11/24
Notícias

EuroChem celebra o Dia do Caminhoneiro com ações de saúde e segurança

Unidade em Barcarena celebra o Dia do Caminhoneiro com ações de saúde e reforço da segurança.

21/10/24
Veja mais Notícias