Gustavo Horbach participa da 10º edição do CBFer

Debate sobre o protagonismo do Brasil como fornecedor mundial de alimentos é destaque no painel 2 sob coordenação do diretor presidente da EuroChem.

O protagonismo do Brasil como fornecedor mundial de alimentos e a importância dos fertilizantes na reposição de nutrientes do solo garantindo produtividade e qualidade das safras é um dos temas que serão debatidos no 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer), que acontece no dia 29/08 em São Paulo.

O diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, conversa sobre o assunto com Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro Consultoria,  Maisa Romanello, Especialista de Fertilizantes da Safras & Mercado, e Guilherme Bastos, Coordenador do FGVAgro, no painel O Brasil e os fertilizantes como solução aos desafios globais.

Horbach ressalta que o potencial agrícola brasileiro atrai olhares do mundo todo, em virtude do aumento da demanda por alimentos e a preocupação global com a segurança alimentar. “O Brasil deu um salto em produtividade agrícola nos últimos anos e o setor continua em franca expansão. O uso de fertilizante é essencial para aumentar a produção e a qualidade das lavouras, além de ser um poderoso instrumento na recuperação de solos degradados, evitando a abertura de novas áreas. O fertilizante é aliado da agricultura sustentável”, explica.

Considerando a importância estratégica dos fertilizantes, as medidas para reduzir a importação dos insumos, que hoje gira em torno de 85% do consumo interno, precisam ser debatidas. “O Brasil só conseguirá reduzir a dependência externa de fertilizantes em parceria com a iniciativa privada e em longo prazo. Neste sentido, o esforço da EuroChem no Brasil está alinhado com o Plano Nacional de Fertilizantes, sobretudo com o Projeto de Salitre. Quando estiver concluído, no primeiro trimestre de 2024, Salitre adicionará 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados no mercado brasileiro. Será nossa contribuição inicial para alavancar a produção nacional”, destaca Horbach.

Promovida pela a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), a 10ª edição do CBFer tem formato híbrido e será transmitida pelo canal do YouTube da ANDA. As inscrições são gratuitas para a transmissão online e podem ser realizadas no site do evento (https://congressoanda.com.br/). Além do painel mediado por Horbach, a programação conta com mais três painéis: Novos mecanismos globais para transição energética; Desafios para atender as novas metas climáticas globais; O Plano Nacional de Fertilizantes e as oportunidades para os investimentos.

Últimas notícias

Notícias

Dia Internacional da Biodiversidade: entenda o impacto dos fertilizantes no solo

Dia 22 de maio, celebramos uma data que nos lembra da importância de proteger a diversidade biológica do planeta.

22/05/24
Notícias

Falando de Mercado: Projeto Serra do Salitre e oferta de fosfatados

Inaugurado em março, projeto Serra do Salitre, em Minas Gerais, deve contribuir para que o Brasil reduza a necessidade de importação de fosfatados. Ouça o Podcast.

20/05/24
Notícias

EuroChem destaca pioneirismo e compromisso com a rentabilidade na Agrotins 2024 

Portfólio premium com produtos de baixo impacto e alta rentabilidade para o agricultor são destaques durante o evento.

16/05/24
Notícias

Dia Mundial da Reciclagem: Saiba como reaproveitamos 77% dos resíduos produzidos

EuroChem reflete o compromisso com a proteção e a redução dos impactos ambientais na unidade de Serra do Salitre.

16/05/24