EuroChem expande capacidades em São Luís e Candeias, fortalecendo operações e reduzindo custos.
10/10/24
As unidades da EuroChem em São Luís, no Maranhão, e Candeias, na Bahia, estão passando por expansões significativas em suas capacidades de armazenamento, reforçando a estratégia da empresa para reduzir custos e melhorar a eficiência logística. As iniciativas estão alinhadas ao Plano Estratégico da EuroChem, que visa internalizar a maior parte das matérias-primas e otimizar as operações logísticas.
São Luís (MA): uma expansão estratégica
A unidade de São Luís no Maranhão iniciou um grande projeto de expansão em maio de 2024, com previsão de conclusão para setembro.
Com a construção de novos armazéns, a capacidade de armazenamento aumentará em mais de 120%, um passo estratégico para reduzir a dependência de armazéns externos e consolidar a liderança da unidade na expedição de fertilizantes. Em 2023, São Luís foi a unidade que mais expediu volume entre todas as unidades da EuroChem no Brasil, representando 11% do total de fertilizantes entregues pela companhia no país.
Pedro Paulo, gerente da unidade, destaca a importância da expansão: “Em algumas épocas de pico, já chegamos a ter 158 mil toneladas em armazéns externos, o que gerava uma dependência e custos consideráveis com fornecedores, além de problemas de qualidade.“
A especialista civil da EuroChem, Laureane Freitas, acrescenta que a obra inclui inovações estruturais, como a utilização de estrutura metálica e lona, sistemas avançados de drenagem e iluminação sustentável com luminárias LED e placas solares. Além disso, foram instaladas balanças automáticas com fluxo bidirecional e um sistema de peneiramento de finos para garantir máxima eficiência logística.
Confira o timelapse da instalação do sistema de drenagem na unidade:
Candeias (BA): ganhos em autonomia e redução de custos
Enquanto isso, a unidade de Candeias também está passando por uma importante ampliação, que aumentará sua capacidade de armazenagem interna em 25%, passando de 80 mil para 100 mil toneladas até o final de outubro. Leonardo Cofferri, gerente de Engenharia, acrescenta: “Com capacidade para até cinco matérias-primas diferentes, temos um aumento de 20 mil toneladas que permitirão internalizar praticamente 100% da matéria-prima que hoje está externa em outros armazéns. A nova estrutura tem cerca de 20 anos de vida útil e controle de umidade”
Clique nas imagens abaixo para ver detalhes da nova estrutura:
Roberto Mota Souza, gerente da unidade, destaca os benefícios financeiros dessa expansão: “Vamos reduzir custos com armazenagem e com transporte, mas também temos o ganho na qualidade, pois quanto mais tombo, mais você degrada e perde a qualidade física do produto.“
Segurança como prioridade em ambas as expansões
Aerivaldo Ferreira da Silva, coordenador de Segurança do Trabalho, detalha que foram realizadas reuniões com os contratados para alinhamento dos padrões de segurança. “Realizamos acompanhamento e gerenciamento da gestão de riscos da atividade de montagem e construção, bem como a avaliação e aprovação dos requisitos legais de HSE das empresas contratadas, integração e treinamento de todos os contratados nos nossos protocolos de segurança,” afirma.
Ele acrescenta que, além dos treinamentos, houve a contratação de um técnico de Segurança para apoiar as equipes, assegurando que todos os procedimentos fossem rigorosamente seguidos durante a execução do projeto.
Na unidade de Candeias, além dos procedimentos padrão de segurança, reforçamos que, embora a obra tenha uma baixa complexidade, ela ainda requer rotinas rigorosas para assegurar que tudo ocorra conforme o planejado e que todos os colaboradores retornem para suas casas em segurança.
“Nós colocamos a segurança das pessoas e do projeto em primeiro lugar, buscando empresas com expertise no ramo de concreto e montagem de estruturas metálicas. Além dos nossos procedimentos padrão, como análise preliminar de riscos e liberação de PT diária, realizamos um pacote de ações combinadas na reunião de kick-off do projeto que são desdobradas com a equipe de campo e o time da unidade de Candeias”, conta Leonardo.
Perspectivas de futuro
Com essas expansões, as unidades de São Luís e Candeias estão bem posicionadas para superar suas metas estratégicas e reforçar seu papel como pilares fundamentais na operação da EuroChem no Brasil. Pedro Paulo, gerente da unidade de São Luís, ressalta: “Essa expansão demonstra nossa capacidade de agir de forma estratégica e rápida, algo que nossos funcionários têm percebido e valorizado.”
Leonardo Cofferri complementa: “Até o mês de novembro, teremos cumprido essa meta, ou até superado, do plano estratégico da nossa VP de 80% da matéria-prima de Candeias estar dentro de casa. Mas não é só aqui; é um projeto que segue em 2025, alinhado com essa estratégia de internalizar nossa matéria-prima, reduzindo operações logísticas e cuidando melhor do nosso produto.”
Essas ampliações refletem o compromisso da EuroChem em fortalecer suas operações e manter a excelência na entrega de fertilizantes no Brasil, buscando sempre otimizar custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
A visita “ABC da NPK”, promovida pela NPV e EuroChem, aconteceu no complexo mineroindustrial de Serra do Salitre e na Fazenda Nunes, em Minas Gerais.
02/12/24Diretor Sérgio Castanheiro compartilha iniciativas de sustentabilidade e impacto social no evento.
14/11/24A iniciativa envolve colaboradores de Serra do Salitre e engaja as comunidades locais, com forte presença nas escolas da região.
01/11/24Unidade em Barcarena celebra o Dia do Caminhoneiro com ações de saúde e reforço da segurança.
21/10/24Selecione uma das opções que deseja acessar:
Preencha o formulário para tirar suas dúvidas sobre nossos produtos.
Preencha o formulário para localizar o supervisor comercial mais próximo de você.
Preencha o formulário para nos enviar sobre outros assuntos.