Oficinas arqueológicas aproximam alunos do patrimônio cultural e histórico regional.
09/10/24
Nos dias 19 e 24 de setembro, foram realizadas uma série de oficinas arqueológicas em escolas dos distritos próximos à unidade da EuroChem Salitre, como parte do Programa de Educação Patrimonial. A iniciativa visou promover entre alunos e professores a valorização e preservação da rica herança arqueológica, artística e cultural da região.
As atividades ocorreram na Escola Estadual Venina Tavares Amaral, em Salitre de Minas, e na Escola Estadual Cornélia Regina, no distrito de Catiara. Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio participaram de palestras e oficinas de artesanato com argila, explorando importantes elementos do patrimônio local, como o Muro de Pedra da Cachoeira, as tradições das Congadas e Folias de Minas, e o processo de produção do Queijo Minas, em especial o famoso Queijo Serra do Salitre.
A analista de Meio Ambiente da EuroChem Salitre, Reila Silva, destacou a importância de ações como essa para a preservação do patrimônio cultural para futuras gerações.
“A oficina arqueológica ofereceu aos alunos uma oportunidade única de aprendizado interativo e divertido, além de estimular o senso de responsabilidade pela conservação do legado histórico e cultural da comunidade”, afirmou Reila Silva.
Para o coordenador pedagógico da Escola Estadual Venina Tavares Amaral, Luiz Henrique Rosa, as oficinas proporcionaram aos alunos um momento de reflexão sobre a preservação do patrimônio.
“A oficina de cerâmica foi um complemento prático e envolvente, proporcionando uma conexão tangível com nossas tradições artesanais. Modelar a argila e criar nossas próprias peças nos fez ver o valor do trabalho manual e como ele se mantém vivo através das gerações. Foi inspirador perceber que a cerâmica, uma técnica milenar, ainda pode ser um canal poderoso de expressão criativa e cultural. Além disso, esse tipo de atividade nos faz refletir sobre a importância do fazer artesanal como um patrimônio imaterial que precisa ser preservado”, destacou Luiz Henrique Rosa.
A coordenadora do Ensino Médio da Escola Estadual Cornélia Regina, Iraete Toledo, também destacou os resultados positivos da experiência.
“Aprendemos que a Educação Patrimonial é um instrumento de ‘alfabetização cultural’ que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Os estudantes se mostraram interessados e curiosos com tudo o que foi apresentado e nós, da equipe pedagógica, ficamos extremamente agradecidos e satisfeitos”, declarou Iraete Toledo.
Confira alguns registros do Programa:
A visita “ABC da NPK”, promovida pela NPV e EuroChem, aconteceu no complexo mineroindustrial de Serra do Salitre e na Fazenda Nunes, em Minas Gerais.
02/12/24Diretor Sérgio Castanheiro compartilha iniciativas de sustentabilidade e impacto social no evento.
14/11/24A iniciativa envolve colaboradores de Serra do Salitre e engaja as comunidades locais, com forte presença nas escolas da região.
01/11/24Unidade em Barcarena celebra o Dia do Caminhoneiro com ações de saúde e reforço da segurança.
21/10/24Selecione uma das opções que deseja acessar:
Preencha o formulário para tirar suas dúvidas sobre nossos produtos.
Preencha o formulário para localizar o supervisor comercial mais próximo de você.
Preencha o formulário para nos enviar sobre outros assuntos.