Voltar para Notícias

Programa de Educação Patrimonial valoriza herança local

Oficinas arqueológicas aproximam alunos do patrimônio cultural e histórico regional.

Nos dias 19 e 24 de setembro, foram realizadas uma série de oficinas arqueológicas em escolas dos distritos próximos à unidade da EuroChem Salitre, como parte do Programa de Educação Patrimonial. A iniciativa visou promover entre alunos e professores a valorização e preservação da rica herança arqueológica, artística e cultural da região.

As atividades ocorreram na Escola Estadual Venina Tavares Amaral, em Salitre de Minas, e na Escola Estadual Cornélia Regina, no distrito de Catiara. Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio participaram de palestras e oficinas de artesanato com argila, explorando importantes elementos do patrimônio local, como o Muro de Pedra da Cachoeira, as tradições das Congadas e Folias de Minas, e o processo de produção do Queijo Minas, em especial o famoso Queijo Serra do Salitre.

A analista de Meio Ambiente da EuroChem Salitre, Reila Silva, destacou a importância de ações como essa para a preservação do patrimônio cultural para futuras gerações.

A oficina arqueológica ofereceu aos alunos uma oportunidade única de aprendizado interativo e divertido, além de estimular o senso de responsabilidade pela conservação do legado histórico e cultural da comunidade”, afirmou Reila Silva.

Para o coordenador pedagógico da Escola Estadual Venina Tavares Amaral, Luiz Henrique Rosa, as oficinas proporcionaram aos alunos um momento de reflexão sobre a preservação do patrimônio.

A oficina de cerâmica foi um complemento prático e envolvente, proporcionando uma conexão tangível com nossas tradições artesanais. Modelar a argila e criar nossas próprias peças nos fez ver o valor do trabalho manual e como ele se mantém vivo através das gerações. Foi inspirador perceber que a cerâmica, uma técnica milenar, ainda pode ser um canal poderoso de expressão criativa e cultural. Além disso, esse tipo de atividade nos faz refletir sobre a importância do fazer artesanal como um patrimônio imaterial que precisa ser preservado”, destacou Luiz Henrique Rosa.

A coordenadora do Ensino Médio da Escola Estadual Cornélia Regina, Iraete Toledo, também destacou os resultados positivos da experiência.

“Aprendemos que a Educação Patrimonial é um instrumento de ‘alfabetização cultural’ que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Os estudantes se mostraram interessados e curiosos com tudo o que foi apresentado e nós, da equipe pedagógica, ficamos extremamente agradecidos e satisfeitos”, declarou Iraete Toledo.

Confira alguns registros do Programa:

Últimas notícias

Notícias

EuroChem apoia evento de Dia das Crianças em comunidade próxima ao Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre

Mais de 60 crianças que vivem em São Benedito (Minas Gerais), puderam se divertir no dia 12 de outubro.

20/10/25
Notícias

 EuroChem impulsiona produtividade em safras de milho e soja com fertilizantes premium 

Soluções podem promover aumento de sacas por hectare contribuindo para colheitas recordes desses grãos no Brasil.

14/10/25
Notícias

EuroChem publica 3º relatório de transparência salarial

Baseado na Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023 e a Portaria MTE Nº 3.714, EuroChem reafirma seu compromisso com a transparência e a equidade salarial.

29/09/25
Notícias

Unidade da EuroChem em Três Corações (MG) transforma resíduos de madeira em peças para soluções operacionais e de segurança

Iniciativa dos próprios colaboradores promove a economia circular por meio do reaproveitamento de pallets, esteios e outras sobras, gerando economia de R$ 150 mil ao ano.

18/09/25
Veja mais Notícias